Hwaiting! e a Moda Militar

Não esqueçam de votar no Nankin Dust na enquete do My Dear...!
Olá, pessoas!

Por esses dias, uma amiga minha me perguntou se eu me lembrava da senha de um antigo blog que tínhamos, pois ela queria deletar algumas coisas. A partir daí, tive uma enxurrada de lembranças envolvendo nosso, agora morto, projeto.

O nome era Hwaiting!, expressão coreana cuja grafia correta é fighting, mas, como coreanos têm dificuldade em pronunciar a letra f, ela foi substituída por hw nesta palavra (geralmente, é usado o p). É um encorajamento que mistura “boa sorte”, “trabalhe bastante por isso” e “dê o seu melhor”.

Nosso intuito era criar um blog diferente sobre cultura coreana em geral, com resenhas, mesas-redondas, tutoriais de maquiagem, entre outros e, de fato, chegamos a publicar um número aceitável de artigos para um início de projeto, mas não fomos para frente por diversos motivos.

Olhando novamente o blog, até que tínhamos algumas ideias boas, principalmente para os nomes das colunas (menina modéstia está enterrada). Por falar nisso, a maior parte das minhas contribuições se dava em forma de reviews de álbuns de kpop e é uma pena termos falhado.

Antes de excluir o site como deseja essa minha amiga, copiei um dos posts que me deu bastante trabalho, o único que fiz na coluna Mirror Mirror: Moda Militar. Lembro-me da minha irmã dizendo que eu me vestia super mal e não deveria estar falando de moda, haha. Ela está certa, por isso nem digo nada.

Enfim, como tinha um carinho especial por aquele post e as informações nele são praticamente atemporais... Resolvi falar um pouquinho sobre moda repostando o material aqui. Lembrando que não alterei o conteúdo da publicação (o que não me impediu de ter um trabalho enorme formatando, haha).

AVISO: Esta publicação contém muitas, muitas imagens. Uso de WiFi altamente recomendado.



Também conhecido como “aquele post que parece grande, mas, na verdade, é só um monte de imagens”

Depois que 2NE1 e Brown Eyed Girls usaram e abusaram da moda militar em 2011, não achei que esta reaparecia no meio do kpop no ano seguinte, mas estava enganada. Além de o militarismo ter reaparecido em 2012, ele não deu sinais de que sumiria este ano, uma vez que várias coleções de Outono/Inverno 2013 tiveram pinceladas deste estilo.

A moda militar não é uma constante, mas nunca nos deixa completamente. Acho que é seguro dizer que ela “veio para ficar”, uma vez que sempre volta (embora faça um tempinho que ela não dê uma pausa para ter que “voltar”).

Se você não faz ideia do que estou falando, pode ficar calmo, pois explicarei de forma rápida e simples.


Vocês devem ter descoberto sozinhos, mas a moda militar (que também é chamada de militarismo, tendência militarista, armywear, entre outros) é baseada no fardamento do exército.

As roupas utilizadas pelos militares são muito funcionais: jaquetas que protegem do frio e têm vários bolsos, calçados que não machucam os pés ao andar por um terreno mais acidentado, calças que permitem qualquer tipo de movimento, etc. Não é difícil entender porque queriam usá-las fora do contexto original.

Também se pode dizer que esta “moda” foi algo forçado a acontecer, uma vez que os registros mais antigos de roupas militarizadas sendo usadas por civis como vestimenta para o dia a dia são de 1940, época de guerras e racionamento de muitas coisas, entre elas: tecido. Por este motivo, as roupas “comuns” tiveram que ser militarizadas para utilizar apenas a quantidade de material permitido por lei.


Diversos outros fatores contribuíram para a entrada do estilo militar em roupas civis e existem peças que já se tornaram tão comuns que sequer vemos o militarismo nelas, mas isso será explicado aos poucos ao longo do post.

A Saddy de 2015 quer saber porque usei uma imagem tão editada a ponto de a ulzzang parecer o Toshio
De todas as características, a estampa camuflada é a mais fácil de reconhecer. Mesmo quando substituem as cores originais por algumas mais vivas, a associação ao exército já está em nosso inconsciente.

As cores verde-musgo, bege, marrom, cáqui e azul-marinho também são associadas ao exército, assim como roupas com vários bolsos. No entanto, cada peça tem suas particularidades e um look pode ser “militar” sem ter um centímetro de camuflado ou um único bolso.

TOPS
Camisas, camisetas, casacos, etc.
É muito fácil reconhecer a maioria das “partes de cima” militarizadas. Em pessoas “normais”, geralmente é a parte mais carregada de um look. Em k-idols… Bom, a maioria dos idols se apresenta como um carro alegórico, então pode passar despercebido no meio de tantas tralhas.

Aqui estão exemplos de casacos e coletes neste estilo. As ombreiras, botões e insígnias são quase tão inconfundíveis quanto o camuflado e a cor verde-musgo:

BoA na revista High Cut
Park Bom (2NE1) vestindo um casaco militar da Balmain
CL (2NE1) com colete Phillip Lim, coleção Primavera 2009
Como usar camuflado e não parecer que está se dirigindo a guerra” por Idol Rappers:

CL vestindo regata da Adidas
Kwon Sohyun (4MINUTE) grelhando no aeroporto
T.O.P (BIG BANG) com terno MIHARAYASUHIRO, Primavera/Verão 2012, $1337
CALÇAS
Shorts, saias e o que vem abaixo da cintura e não é sapato.
Particularmente, considero calças com a famosa estampa camuflada uma das peças menos “utilizáveis” da tendência militarista, mas vai do mau gosto de cada um (não fica ruim em todos, mas há um risco enorme de ficar caricato).


Com um risco menor de ficar caricato, uma calça de cintura alta lindíssima, mais masculina.


As “calças de paraquedistas” (parachute pants) que foram utilizadas por BoA durante as promoções de Only One e por Psy durante sua apresentação no AMA ao lado de MC Hammer (responsável por tal moda) estão na lista de itens militarizados que passam despercebidos aos nossos olhos… Ou talvez não.

Na verdade, existe certa polêmica em relação a este tipo de calça. Enquanto alguns dizem que elas realmente foram baseadas nas roupas dos paraquedistas, outros afirmam que se tratava de uma vestimenta comum de povos da África que foi sendo adaptada até chegar ao que é hoje. Apesar de acreditar na segunda teoria, não vou poupá-los das fotos.

BoA em seu videoclipe Only One
SHINee durante as promoções de Sherlock
MC Hammer e Psy no AMA
SAPATOS
Tênis da marca Adidas desenhado por Jeremy Scott
Apesar de alguns idols usarem tênis como o da foto acima e coturnos de marcas diversas, as botas da Dr. Martens são as mais utilizadas. A história dessa marca é bem interessante, clique aqui para lê-la, mas não acredite em tudo, afinal, é wikipédia.




Além de serem confortáveis, as botas da Dr. Martens são ótimas para esconder as solas internas que fazem os idols parecerem mais altos.

NA CABEÇA
E não precisa ser exatamente um boné
Inicialmente, os soldados usavam lenços na cabeça para se protegerem do sol (ideia roubada de pessoas que já viviam pelos desertos que, além de se protegerem do sol, usavam os lenços como forma de identificarem membros do mesmo clã), mas, quando os lenços começaram a ser utilizados como acessórios de moda, foram parar em volta do pescoço. Confira:

Yunho (TVXQ) com shemagh que ganhou de uma fã árabe
Hyunseung (BEAST) usando um shemagh da Balmain em volta do pescoço
Agora, chapéus:

GD&TOP com chapéu russo da Patricia Field
Pode não parecer, mas o boné de aba curvada também é tendência militar
Ainda mais “disfarçados” que as calças de paraquedistas e os bonés de aba curvada estão os óculos escuros. Eles se infiltraram de tal maneira em nosso guarda-roupa que a maioria da população nem faz ideia de que, inicialmente, eram itens exclusivos da força aérea.


Os óculos escuros mantêm a mesma função que tinham quando foram criados: proteger nossos olhos dos raios ultravioletas.

SOLDADOS

No começo do post, mencionei que a maioria dos idols anda como um carro alegórico, então aqui estão alguns que parecem que, de fato, vão para a guerra.

SNSD promovendo The Boys
...E ainda tem os óculos escuros e o boné de aba curvada...
Jeremy Scott sempre criando roupas exageradas (e, muitas vezes, feias)
Saddy de 2015: CTRL+C/CTRL+V
Olhando bem, parece mais uma seita formada por delinquentes, não soldados.
Achei apropriado cantar Don't Touch My Girl vestido assim
As Aeromoças

Os Pilotos
Sabiam que a parte de cima desta roupa é, de fato, do fardamento militar e não alguma peça de marca cara?
Não é difícil incorporar esta tendência e usá-la no seu dia a dia. Minha dica é que usem apenas uma peça chave militarizada para não parecer que está fazendo cosplay de soldado.


A parte boa é que você pode encontrar roupas no estilo militar nos melhores brechós… De Londres.
MUSIC VIDEOS
(só alguns e os mais escrachados) 

• 2NE1’s Clap Your Hands • 2PM’s I’ll Be Back • 4minute’s I MY ME MINE (perf) • BEAST’s Soom • BIG BANG’s Bad Boy • BoA’s The Shadow • Boyfriend’s Don’t Touch My Girlfriend • Brown Eyed Girls’ Sixth Sense • F.CUZ’s NO. 1 • HyunA’s Ice Cream • Nine Muses’ TICKET • SNSD’s I Got A Boy • U-KISS’ Bingeul Bingeul
★゜・。。・゜゜・。。・゜☆

Escrevi esse post em fevereiro de 2013, exatamente dois anos atrás, e não acho que minha forma de escrever mudou muito... Isso só não é mais triste que perceber como eu guardava tanta informação inútil sobre kpop no meu pobre cérebro.

Até a próxima! ( ・_・)ノ
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos