10 filmes para assistir com a família no Halloween


Para ser bem sincera, não sou muito fã do Halloween, já que a parte legal – se fantasiar e pedir doces – não ocorre no Brasil, porém gosto muito de filmes que remetem ao tema. Felizmente (eu acho), não me assusto facilmente e, por esse motivo, preferi criar uma lista family-friendly, já que não quero indicar “filmes de terror” que não considero aterrorizantes (mas: O Exorcista, Ringu e Ju-On, caso estejam desesperados por um).

A lista foi organizada seguindo a ordem de lançamento, contém a classificação indicativa de cada um, assim como o nome original e: gifs, porque sou dessas. Enjoy. ᕕ( ᐛ )ᕗ

GREMLINS
Livre
O jovem Billy ganha um novo bichinho de estimação e, com ele, três regras que nunca poderia esquecer: 1) não deixe que ele se molhe; 2) mantenha-o afastado da luz forte; 3) não importa o quanto ele peça, jamais lhe dê comida após a meia-noite. Quebrar qualquer uma dessas regras trará consequências terríveis. Trailer.
MELHOR FILME. Espera. Deixa eu me controlar. Tive VHS dessa joça, gente... E olha que foi lançado em 1984, quando eu sequer pensava em nascer. Esse talvez seja um dos filmes mais “assustadores” da lista, perfeito para ser o primeiro filme de (quase) terror de uma criança, haha. Os efeitos para a época são ótimos e vale ressaltar que as criaturas não foram criadas através de um computador: tratava-se de bonecos (imagina que louco a faxineira chegando nos sets de filmagem, acendendo a luz E DANDO DE CARA COM UM GREMLIN).

OS FANTASMAS SE DIVERTEM
Beettlejuice | Livre
Após morrerem, Barbara e Adam Maitland se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo, pois, para ganharem asas, têm que ocupá-la como fantasmas por 125 anos. A paz é rompida quando Charles e Delia Deitz, um casal rico, compra a casa. Os Maitland são inofensivos e o esforço para espantar os compradores acaba em fracasso, além de ambos serem descobertos pela filha gótica do casal, Lydia. Dessa forma, eles contratam os serviços de Besouro-Suco, um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, mas logo a situação foge do controle. Trailer.
Dirigido por Tim Burton e com trilha sonora composta por Danny Elfman, o filme foi lançado em 1988 e é considerado até hoje um clássico de comédia e terror, além de um dos trabalhos mais memoráveis do diretor. Devo dizer que não é para menos, pois é uma obra bizarra e extremamente divertida por este mesmo motivo.

CONVENÇÃO DAS BRUXAS
The Witches | Livre
Luke, um menino de 10 anos, é levado à Inglaterra por sua avó Helga após a morte dos pais. Chegando ao hotel, descobre que uma estranha convenção acontece por ali. Ele percebe que se trata de um encontro de bruxas, no qual planos estão sendo traçados para transformar todas as crianças do mundo em ratos. Trailer.
Clássico do Cinema em Casa! Lançado em 1990, uma das estrelas desse filme é Anjelica Huston, que, mais tarde, interpretou Mortícia Addams e, antes disso, havia sido convidada para atuar em Os Fantasmas Se Divertem. Essa mulher é a própria cara da comédia de terror.

A FAMÍLIA ADDAMS
The Addams Family | 12 anos
A macabra família Addams corre o risco de perder seu tesouro de moedas de ouro, pois Tully Alford, um advogado desonesto de quem os Addams são clientes, está em sérias dificuldades financeiras. Para não ter “problemas de saúde”, pois Abigail Craven e o filho Gordon, seus credores, estão dispostos a fazer qualquer coisa para receber o dinheiro, Alford tem uma ideia ao notar que Gordon é muito parecido com Chico, o irmão de Gomez, o chefe da família, que há 25 anos quer encontrar seu irmão. Assim Gordon finge ser Chico e tenta encontrar a fortuna que paga os gastos da família. Contudo, o plano não é tão simples como parece, pois os Addams são peculiares. Além disso, Gordon fica tão feliz sendo Chico que começa a se sentir parte da família. Trailer.
MELHOR FILME. Espera. Deixa eu me controlar (de novo). O filme foi lançado em 1991 e é um ícone do humor negro. Quem não conhece Mortícia ou o Mãozinha? Ou não estala os dedos na melodia que, até quem nunca assistiu o filme, reconhece? Apesar de preferir o segundo filme (Wandinha rainha do universo!), ainda considero os dois uma boa pedida para qualquer data!

O ESTRANHO MUNDO DE JACK
The Nightmare Before Christmas | Livre
Jack Esqueleto vive na Cidade do Halloween, um local onde todos vivem em função do Halloween. Entretanto, após mais uma comemoração, Jack se mostra cansado da rotina e sai sem rumo, chegando aos limites da cidade, onde encontra portais e acaba conhecendo a Cidade do Natal. Surpreendido com o espírito natalino e sem compreender muito bem o que viu, Jack retorna à sua cidade e convence os cidadãos a fazerem seu próprio Natal e sequestrarem o Papai Noel. Trailer.
Lançado em 1993, este filme é um musical produzido em stop-motion, e não vou mentir: sou completamente apaixonada por essa história. Dos mencionados nesta lista, esse, sem sombra de dúvidas, é meu favorito. As músicas são inesquecíveis e a arte é única, mesmo para quem conhece Tim Burton. Por falar nisso, a direção ficou nas mãos de Henry Selick, enquanto Burton foi um dos roteiristas (ainda assim, todos conhecem esta obra como sendo “do Tim Burton”).

A NOIVA-CADÁVER
Corpse Bride | Livre
Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot. Ao ensaiar seus votos para não cometer um segundo desastre, o rapaz acidentalmente pede Emily, uma Noiva-Cadáver, em casamento. Esta o leva para conhecer a Terra dos Mortos, mesmo que Victor deseje desfazer o ocorrido para poder, enfim, se casar com Victoria. Trailer.
Filme de animação em stop-motion lançado em 2005. Li que Tim Burton decidiu que estava na hora de criar algo com a mesma técnica utilizada em O Estranho Mundo de Jack e escolheu um roteiro que, inicialmente, seria levado às telas usando pessoas reais. Por este motivo, existem várias semelhanças com a obra mencionada, mas sem se tornar um filme infantil de fato (aleatoriamente desejo mencionar que Helena Bonham Carter como Emily, a Noiva-Cadáver, fez um trabalho incrível).

CORALINE E O MUNDO SECRETO
Coraline | Livre (por que???)
Entediada em sua nova casa, Coraline Jones encontra uma porta secreta que a leva para outro mundo, onde existe uma versão diferente de sua vida, a qual, aparentemente, é bem parecida com a que leva, porém do jeito que sempre desejou que fosse. Coraline se empolga com a descoberta, mas percebe que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo. Trailer.
Lançado em 2009, Coraline é um filme feito em stop-motion, sendo o primeiro no estilo criado originalmente para reprodução 3D. A animação foi dirigida por Henry Selick, o mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack e James e o Pêssego Gigante, e conta com a voz de Dakota Fanning na dublagem original da protagonista, o que é um bônus.

Assim como ocorre com Gremlins, se a ideia for assistir com crianças muito pequenas, talvez seja melhor pular esse, pois contém cenas que um pequenino pode considerar assustadoras. Além disso, crianças mais velhas poderão apreciar de verdade o plot – e não apenas ficar com medo e tendo pesadelos à noite.

PARANORMAN
10 anos
Norman Babcock passa a maior parte dos seus dias apreciando detalhes de filmes de terror e lendo sobre fantasmas, afinal, tem a habilidade de ver e falar com os mortos. No colégio, Norman se esquiva do bullying de Alvin, troca confidências com o impressionável Neil e tenta não prestar muita atenção em sua professora petulante, a senhora Henscher. Certo dia, Norman é contatado inesperadamente por seu estranho (e falecido) tio Prenderghast, que o derruba com a revelação de que a praga de séculos de uma bruxa é verdadeira e está prestes a se tornar realidade e que ele terá que impedir. Trailer.
Em 2012, tive a oportunidade de assistir esse filme feito em stop-motion em 3D no cinema. ParaNorman é recheado de críticas sociais sem ser expositivo e sem deixar de divertir. Nele, vemos como a rejeição, o medo, o preconceito e o ódio podem transformar alguém e trazer consequências terríveis – muitas delas irreversíveis.

HOTEL TRANSILVÂNIA
Hotel Transylvania | Livre
Há um fato pouco conhecido sobre Drácula: ele não é apenas o príncipe das trevas, mas também o pai superprotetor da adolescente Mavis, e inventa histórias para dissuadir o espírito aventureiro da mesma. Para protegê-la dos perigos, ele abre o Hotel Transilvânia, onde sua filha e outros monstros podem relaxar com segurança e tranquilidade. Para Drácula, servir os monstros não é um problema, mas seu mundo pode desabar quando um humano encontra o hotel e se apaixona por Mavis. Trailer.
Outra belezinha que assisti em 3D nos cinemas em 2012. A arte é muito fofa e você nem se toca que é um Crepúsculo às avessas. Tem momentos bem divertidos, mas o romance acaba sendo “presente demais” se a intenção for apenas rir. Recentemente, foi lançada sua continuação que, em minha opinião, é superior a primeira obra, sendo mais engraçada e focada.

FRANKENWEENIE
Livre
Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes. Trailer.

Também assisti essa gracinha de filme no cinema em 2012 (eu era feliz e não sabia). Esta maravilhosa animação em stop-motion foi feita direta para o 3D e é em preto e branco, o que só aumenta seu charme. O filme contém incontáveis referências a personagens do mundo do terror, sendo a história em si quase uma “versão para crianças” de Frankenstein.

★ BÔNUS DESU ★

ABRACADABRA
Hocus Pocus | Livre
Winnie, Sarah e Mary são três bruxas do século XVII que chegam ao século XX após seus espíritos serem invocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade, porém precisam enfrentar três crianças e um gato falante que desejam arruinar seus planos. Trailer.
Assisti todas as 583 vezes que foi exibido na Sessão da Tarde! Um filme com ótimas canções e diálogos ainda melhores (“Vai pro inferno!” / “Já estive lá e foi bem agradável”), além de ótima atuação e dublagem (como boa fã da antiga Sessão da Tarde, prefiro a versão dublada). Lembrando que essa obra foi muito criticada na época de lançamento, em 1993, mas, posteriormente, foi considerado um clássico do Halloween e agora é: #cult.

Tenho certeza que muitos já assistiram vários filmes da lista, então quero saber quais seus favoritos dela e se acham que outra obra deveria ser mencionada! Por falar nisso, poderia ter indicado
A Casa Monstro, né? ...Não, não poderia, afinal, só tem filme legal nessa lista, e A Casa Monstro é chato demais. Não assistam. Obrigada*.

Até a próxima!
*Eu tinha que reclamar desse filme em algum lugar. Me sinto melhor agora.
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos